20 de setembro de 2012

Respeito e solidariedade são as "armas" da polícia do bem

Policiais do 49º Batalhão da PM realizam vários projetos culturais em Venda Nova
Policiais do 49º Batalhão da PM realizam vários projetos culturais em Venda Nova
A farda pesada e a arma na cintura podem, muitas vezes, assustar. Mas a missão de policiais militares é garantir a paz e nem sempre a atuação deles está ligada à truculência e ao medo. Há exemplos de profissionais e de ações realizadas para assegurar os direitos, a dignidade e a liberdade da população. E, nesses casos, esses militares passam a ser parceiros das comunidades.
O 49º Batalhão da Polícia Militar (PM) desenvolve projetos sociais em Venda Nova para aproximar a polícia da população, em vez de investir somente na repressão aos crimes.
Um dos trabalhos é o de inclusão cultural para crianças moradoras de áreas de risco. Elas participam de ruas de lazer e fazem excursões pela cidade.
Para conter o crescimento no número de meninas envolvidas em crimes como o tráfico de drogas (14.057 adolescentes foram presas por esse motivo, somente em 2010), há o projeto “Debutantes da Paz”.
Por meio dele, garotas em situação de vulnerabilidade social participam de atividades educativas e vão ganhar, em breve, uma festa de 15 anos, com direito a vestido, valsa e tratamento de beleza. Mas falta ainda conseguir parceria para contratar um buffet, que deve ficar em R$ 45 mil.
Funk e paz
Um dos trabalhos já concluídos, mas que fizeram a diferença na região, foi o “Funk, Polícia e Arte da Paz”, que mudou a forma como os funkeiros de Venda Nova percebiam a polícia, e vice-versa.
Todos os fins de semana, antes da implantação do projeto, em 2010, a polícia registrava ocorrências de vandalismo e brigas na porta da quadra onde aconteciam os bailes.
A situação foi resolvida com uma campanha educativa com os funkeiros e um concurso que premiou o autor de uma música sobre a convivência pacífica entre sociedade e autoridades. “Projetos como esses mudaram muito o relacionamento da comunidade com a polícia, que ganhou mais aceitação entre os moradores”, afirma o tenente Ronan Sassada, do serviço Polícia e Família, do 49º Batalhão.
Proerd
Outro destaque da polícia mineira é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), uma parceria entre PM, escolas e famílias. Ele está presente em 500 municípios do Estado, já atendeu a 3.500 instituições públicas e particulares e mais de 2 milhões de alunos.
O projeto, implantado em 1998, acontece em pelo menos 50 países do mundo e é reconhecido pelo Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU) como o maior programa de prevenção às drogas e violência do mundo.
FONTE: HOJE EM DIA
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: