29 de outubro de 2012

AUTORIZADO CONCURSO PÚBLICO PARA PMMG E CBMMG

O Governo de Minas autorizou nesta segunda-feira (29) a realização de concurso público para a Polícia Militar (PMMG) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Serão 3.975 vagas para as duas corporações.
Conforme informações do Estado, o objetivo da abertura de novas vagas é ampliar segurança para a população mineira. Os militares também serão beneficiados por Projeto de Lei, encaminhado à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda, que institui o abono permanência, fortalece o Fundo Promorar e reduz prazos para promoção na carreira.
Com o concurso, as 3.975 novas vagas serão destinadas aos cargos de soldados da PM (1.700), soldados do CBMMG (800) e assistentes administrativos de nível médio (1.300) para atuar na área administrativa da PM. As demais vagas serão voltadas a profissionais de saúde para o Hospital da Polícia Militar e unidades do interior do Estado, sendo 115 cargos para tenentes do quadro de Oficiais de Saúde e 60 de soldado do quadro de Praças Especialistas em Saúde.
Carreira
Uma das novidades do PL é a fixação do corpo efetivo por três anos, até 2015. As leis anteriores fixavam o efetivo somente para o período de um ano, o que dificulta as adequações dos quadros para viabilizar novos ingressos e para realizar novas promoções na carreira.
A carreira ficará mais atrativa com o menor prazo para promoção e aumento da proporção de militares que podem fazer jus ao benefício. Fica preservado o modelo baseado no merecimento, essencial para a eficiência na prestação de serviços, além de manter o plano de carreira.
Para incentivar a permanência nos quadros, o PL propõe um abono para os militares estaduais que tenham completado as exigências para aposentadoria e façam a opção de permanecer em atividade. O abono permanência será equivalente a um terço dos vencimentos do militar e poderá ser concedido até a aposentadoria compulsória.
Fundo Promorar
O Governo de Minas também fortalecerá o Fundo Promorar – Programa de Apoio Habitacional dos Militares do Estado de Minas Gerais. O Projeto de Lei assegura o repasse de recursos do Tesouro do Estado para o Fundo nos próximos quatros anos. O Promorar é destinado ao financiamento para assistência à habitação a servidores militares segurados do Instituto de Previdência dos Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM).
Em relação ao Instituto de Previdência dos Servidores Militares (IPSM), o projeto de lei propõe alterações na Lei nº 10.366/1990, para destinar parte dos recursos repassados pelo Executivo para proventos de reservistas e reformados, além da pensão e assistência à saúde já contemplados.
Com Agência Minas
FONTE: O TEMPO
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

12 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Senhor Deputado, Parabéns pela ascensão à Assembleia de Minas.
Sugiro que seja colocado na alteração da lei do Promorar, a possibilidade do militar que for movimentado por interesse do serviço para outra cidade ter a possibilidade de transferir aquele financiamento para outro que preencha os requisitos daquele financiamento. Acontece que muitas vezes, o militar é transferido para frequentar cursos de formação e nao retorna mais àquela cidade onde se localiza o imóvel, sendo movimentado para locais totalmente opostos, dentro do estado. Com isso, perde-se a função social do imovel, trazendo transtornos para o militar, que tem que se preocupar com um imovel distante, enfrentando a burocracia do BDMMG, no tocante a locação do imovel para terceiros. Com essa alteração, o militar teria condiçoes de pleitear um novo financiamento na sua nova cidade de destino. Obrigado.

Anônimo disse...

Parabéns pelo empenho Sr Cb Júlio.

O Sr.poderia pedir alguns ajustes no Programa Promorar, como: "Fim do sorteio", porque mesmo o governo liberando dinheiro para o programa promorar, o sorteio ainda acaba com as esperanças do militar em conseguir a sua casa. Eu mesmo tenho 45 anos e fui para a reserva em 2011 sem a casa; A idade vem chegando e o tempo no programa vem acabando pois são 30 anos somente!!!
Agradeço pelo empenho novamente nesse sentido que mencionei.

Anônimo disse...

Acho que algumas situações no Promorar poderia mudar, de forma a aumentar o valor financiado, uma vez que 150.000 hoje, em algumas cidades é preço de lote. Desta forma, sugiro o financiamento para construção para quem já possui o lote em seu nome, e desta forma o sonho da casa ficaria bem mais em conta. Poderia ser feito uma parceria junto ao BB para que todo este processo funcionasse, com é feito hoje pela CEF.

Anônimo disse...

O Senhor poderia explicar direito as mais de 3 mil vagas,se elas somente p a pm,ou se elas sao divididas entre as corporao.Obrigada.

Anônimo disse...

O Sr. poderia explicar as alterações na previdência???? Como vai ficar a situação dos reservistas, reformado e pencionistas? Como vai ficar os convênios e etc.

Anônimo disse...

Boa tarde, Sr Deputado.
Poderia nos dar maiores esclarecimentos sobre o concurso da PMMG? Pelo que sei, o Nível Superior deveria ser exigido apenas em 2015, mas o que tenho lido e ouvido é que o CTSP seria Nivel Superior e não Nivél Médio como muitos candidatos estavam esperando. Não tenho essa tal escolaridade, assim como muitos não tem. O que temos, é o desejo de integrar essa Gloriosa familia chamada Policia Militar de Minas Gerais, e o desejo de servir nossa comunidade arriscando nossas vidas. Lute por esse direito para nós.
Obrigado, grande abraço.

braulio cavalcante disse...

ola, boa tarde gostaria de saber se o senhor ja tem novas informações sobre o concurso para soldado sobre a escolaridade exigida nesse novo concurso autorizado? obrigado aguardo sua resposta e parabéns pelo seu trabalho sou um grande fã do senhor.

Anônimo disse...

Cabo Julio , vc tem alguma ideia de quando vão ser publicado os editais ?

Anônimo disse...

Ae b.noite
Queria saber ser Juiz de Fora ira fazer parte desse concurso?
Em razao ao concurso aonde me faço a inscriçao em qual site?

Natalia disse...

Boa Tarde!
Gostaria de informações sobre o concurso para a área de administração.
Obrigado!

BLOG DO CABO JÚLIO disse...

Natália, entre em contato com o CRS - 2123.9500


Gisele Martins
Assessora de Imprensa





Unknown disse...

ALGUEM SABE DIZER SE ESSE CONCURSO VAI SER SÓ PRA NIVEL SUPERIOR OU AINDA TA VALENDO O NIVEL MÉDIO?
OBRIGADA