23 de dezembro de 2013

QUADRO DE ACESSO PMMG

Polícia Militar divulga quadro de acesso de Praças e Oficiais de 2013

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

3 comentários:

Anônimo disse...

Vai ter Quadro de Acesso de Praças Complementar? Tiveram poucas promoções!!

Anônimo disse...

O atual QA nos mostrou algumas disparidades que precisam ser corrigidas. Com a edição das novas regras de promoção, ocorreu um considerável prejuízo aos sargentos do CFS, sobretudo, em relação ao critério de pontuação relativo aos anos de serviço.
Creio que este dispositivo é discrepante e desigual, razão que comprometi a competitividade entre os sargentos. Logo, um sargento de apenas 7 anos de polícia, por exemplo, dificilmente alcançará, em número de pontos, aquele que tem 20 anos. Importa destacar que isso poderá influenciar até na questão hierárquica, na qual sargentos mais modernos serão promovidos primeiro dos que os mais antigos.
Como facilmente se verifica neste último QA, somente 35 Sargentos do CFS de 2008 conseguirão ser promovidos no quinto ano, ou seja, somente aqueles que tiraram acima de 9,0 no EAP e que possuem acima de 13 anos de serviço. Será que isso é justo?
Julgo que as atuais políticas de acessão na carreira estão direcionadas à grande massa, visto que essa é capaz de eleger aqueles que muito bem nos representam na casa legislativa. Ocorre que tais situações não podem ocorrer, sob pena de tornamos o curso de formação de sargentos inviável e com aspectos de promoção desiguais e prejudiciais.
Ultimamente, vimos políticas favoráveis aos soldados, com promoção a cabo com oito anos, aos cabos, com a diminuição do interstício para frequentarem o CEFS, e nada para os CFS. Não podemos tornar mais vantajoso aguardar as promoções automáticas em detrimento àquela advinda através de uma competitiva seleção.
Também é questionado a inexistência de dois quadros para os sargentos, um para o CFS e outro para o CEFS, como ocorre com o CFO e o CHO. Assim, as promoções seriam mais justas visto que os parâmetros de cada curso são diferentes, como por exemplo, o tempo do curso, as médias finais, o número de matéria, dentre outras.
Sinceramente, não quero aqui dizer que o CFS e melhor que o CEFS, ou vice versa, todos conquistaram as divisas com seus próprios méritos, cada qual superando muitos obstáculos. O que destaco aqui é que as regras de promoção não podem favorecer um grupo de prejudicar o outro.
Nas forças armadas, por exemplo, há também a promoção a sargento por tempo de serviço e curso regular de formação de sargento, contudo, cada qual possuem quadros diferentes e com regras de promoção diferentes. Não digo aqui que as regras tem que ser melhor para um e pior para outro. Digo que se houvesse o quadro de sargentos especiais e do CFS, a aferição de pontos seria mais justa e menos susceptíveis a erros.
Prezado Cb Júlio, diante do explicitado peço gentilmente sua avaliação sobre o elencado acima e, se caso julgar procedente, levar este questionamento à DRH e ao Comando Geral, para que possam avaliar e verificar se as atuais regras atendem militares de ambos os cursos de formação de sargentos.
Por relembro que não tenho o objetivo de polemizar o assunto ou causar qualquer tipo de rivalidade, mais sim tornar as regras mais justas.
Muito obrigado!!!

Wender disse...

Deputado, a matéria de diminuição no tempo de interticio para promoções ainda esta de pé. Estou muito otimista com a proposta que poderá melhor em muita a minha expectativa na carreira.