19 de março de 2014

POLICIA CIVIL, O PRIMO POBRE DA SEGURANÇA PÚBLICA EM MINAS GERAIS.


A Polícia Civil de Minas Gerais tem sido ao longo dos anos abandonada e desprestigiada pelos governos. Uma Instituição sucateada e aviltada em termos salariais.

Ingressei na Polícia Militar em 1998, época que o então Detetive de Polícia, hoje investigador, ganhava um salário inicial idêntico ao de um 3º Sargento da Polícia Militar. Atualmente, o Investigador, recebe o salário idêntico ao do cargo de ingresso nas Instituições Militares.  Ao longo dos anos, a única coisa que aconteceu com os detetives foi a mudança de nomenclatura. Detetives, depois Agentes de Polícia e atualmente Investigadores, como se a simples mudança de nome trouxesse algum beneficio ou prestigio a classe.

As viaturas da Polícia Civil são sucateadas, dependendo quase que exclusivamente dos favores dos “amigos” da Instituição, algumas delas com mais de dez anos de uso. Dá pra imaginar uma viatura de polícia com mais de um milhão de quilômetros de rodagem? Vivemos na hipocrisia apreendendo veículos de cidadãos que estão em melhores condições que as viaturas da Policiai Civil. Em algumas divisões especializadas ainda existem Fiat Uno rodando.

Na maioria das delegacias, principalmente do interior, não temos sequer 01 (um), isso mesmo 01 escrivão de polícia. Vivemos a vergonha de usar os funcionários da prefeitura como escrivão ad hoc. Mesmo imbuídos de espírito de contribuição, a maioria deles não tem sequer o primeiro grau completo de escolaridade, demonstrando como essa corporação vem sendo abandonada a mercê da sorte.

Os Inquéritos se amontoam nas mesas dos cartórios, lugares abafados, estreitos, insalubres, impróprios para um trabalho decente. Em algumas delegacias, os computadores e a internet são de uso próprio dos policiais. Delegacias com mais de mil inquéritos em cima da mesa, e a cada dia uma dezena deles chegam. Ai fica a nossa dúvida quanto a qualidade da investigação e do relatório de cada um deles. Já que a ideia é produção, produção, produção. Mais importa relatar os inquéritos do que alcançar a autoria de cada um deles, afinal uma investigação de qualidade demanda tempo e efetivo, tudo aquilo que infelizmente a Polícia Civil não tem. Por mais que os sindicatos lutem, a situação é vergonhosa, senão caótica.

Outro dia fui pessoalmente visitar a Divisão Especializada de Investigação Antidrogas e fiquei abismado com o que vi lá. Paredes dos cartórios mofadas, goteiras em cima das mesas dos policiais. E olhem que não estou falando de uma delegacia de uma cidadezinha pequena do interior do Piauí, mas de uma delegacia especializada em plena capital do 3º Estado mais importante do país. Pra vocês terem ideia do desprestigio e abandono da Polícia Civil, os extintores de incêndio da Delegacia Antidrogas, estão vencidos, pasmem, a mais de 10 (dez) anos.

Os escrivães trabalham tanto, que já chamados de “escravões”, pois são heróis aqueles que ainda não estão com LER – Lesão por Esforços Repetitivos. Os policiais civis estão adoecendo aos montes de tamanha carga de atividades. Um policial tem que trabalhar por dois, três e até quatro.

A situação dos investigadores é uma vergonha. Acompanhem o fim de um plantão e vejam que na maioria das vezes apenas dois investigadores fazem a escolta de presos para o CERESP, e na maioria das vezes vão de “cofre cheio”, ou seja, apenas dois policiais conduzindo meia dúzia de presos, colocando em risco a vida dos servidores por falta de responsabilidade dos governantes, invertendo a lógica da supremacia de forças. Peçam a Deus para os bandidos não descobrirem isso, pois se isso acontecer, os resgates de presos serão constantes.

 A situação é tão vexatória, que o Hospital da Polícia Civil, e me perdoem, não é um hospital, é um porão improvisado e assombrado, sem médicos e sem servidores, em uma clara demonstração que a saúde do servidor policial civil não é prioridade.

Já os delegados, a situação é uma vergonha maior ainda. No último concurso em que 420 foram nomeados a menos de 1 ano, quase uma centena deles já pediu exoneração. Todo dia uma nova exoneração é publicada no Diário Oficial. E sabe o pior? Os Delegados estão fazendo concurso em outras áreas concorrendo a cargos em nível médio, em que os salários são maiores do que os das “Autoridades Policiais”.

Os novos delegados ao serem nomeados para uma determinada cidade, em geral assumem a delegacia com centenas de inquéritos, um ou dois investigadores,  um escrivão ad hoc, uma viatura velha e um prédio caindo aos pedaços, quase desabando. E ainda tem que sair de pires nas mãos pedindo esmolas aos comerciantes e políticos para comprar toner, papel A4, e conserto de viaturas. Até papel higiênico nas delegacias é “derrubado”.

O salário dos Delegados de Minas é pior do que Estados como Maranhão e Piauí. Da pra imaginar um Delegado de Minas pedindo exoneração para concorrer a um cargo semelhante no Estado paupérrimo do Maranhão? Dá sim, pois é o que vem acontecendo.

A maioria dos delegados está estudando para sair da Polícia Civil, para prestar um novo concurso. Até quando os delegados vão ficar acreditando em Papai Noel? Outro dia conversei com um Delegado que me disse: vai melhorar, vai sim. O salário dos delegados está crescendo como rabo de cavalo, pra baixo.

Lamentavelmente alguns deles ficam se satisfazendo com migalhas, depreciando a sua própria condição de Autoridade Policial. Ficam se satisfazendo com esmolas, com um carro descaracterizado a sua disposição como se particular fosse, e um telefone celular corporativo. Enquanto os senhores se acomodaram com essa esmola vão continuar a ganhar um salário miserável.  E o Governo sabedor disso, a cada dia vai aumentando o número de veículos e telefones a disposição, em detrimento de um salário digno.

O Plantão Regionalizado é um atestado de falência e abandono da Polícia Civil. É como se dissessem, estamos acabando, vamos nos juntar em grupos para atender a demanda. O que era de responsabilidade de dois ou três delegados passará a ser de apenas um.
Eu passei uma noite acompanhando uma ocorrência no CEFLAN na Rua Pouso Alegre e fiquei abismado com o que presenciei. Os Policiais Militares esperam horas para liberar de uma ocorrência, enquanto os policiais civis não tem tempo de parar para as refeições, dado o volume de ocorrências que chegam a cada minuto e o número reduzidos de policiais em serviço.

Tem Delegado pedindo exoneração para fazer concurso para ser Policial Rodoviário Federal, cargo de nível médio. O salário de um Delegado do Pará é quase o dobro do salário do Delegado de Minas. Atualmente o salário de Minas é o pior do país. Dá pra acreditar?

E não adianta fazer greve. Pois o governo inteligentemente dividiu os delegados em duas classes: os novatos que querem mudanças e valorização e são chamados de rebeldes, e os antigos que tem medo de perder suas regalias e sair da sua zona de conforto, que por sua vez são chamados de conservadores.

Ou a Policia Civil reage ou vai acabar, é ano da Copa do Mundo, ano em que o mundo olhará para o Brasil e para Minas. Ou acordam, ou o último que sair apague a luz. Estão acabando com a Polícia Civil e vocês não estão vendo.

Observação: Ah e antes que alguns digam que é a opinião de um PM, digo que é sim. De um PM casado com uma Delegada da Polícia Civil, que já foi Escrivã de Polícia Civil, que quase ficou aleijada por LER.

Cabo Julio



Julio Cesar Gomes dos Santos, Deputado Estadual, Membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, foi Vereador em Belo Horizonte, Deputado Federal por dois mandatos (1999-2007), é Advogado Pós Graduado em Ciências Penais pela Faculdade Milton Campos e Mestrando em Direito Público pela Universidade FUMEC em Belo Horizonte, Vice-Presidente da Associação dos Servidores da Polícia Militar e do Corpo e Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

38 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Cabo Júlio e muito obrigado pela explanação em forma de nosso desabafo. Nossa situação é caótica e contamos com você, pois não temos nem um representante da categoria na Assembléia. Outrora, tivemos uma certa senhora que NADA FEZ pela categoria e hoje é vereadora; também já tivemos um indivíduo, um certo GORDÃO que FEZ MUITO, para ELE e PARA A FAMÍLIA DELE, inclusive elegeu a mulher para a Câmara de Vereadores (ela foi tão atuante que só ficou um mandato). Há décadas esse GORDÃO está na Federação Mineira de Futebol e não larga o osso de jeito nenhum, nem com ordem judicial. Pois bem, por essas e outras eu e vários Policiais Civis votamos em você, que tem sido a NOSSA VOZ.

Anônimo disse...

Os escrivães de Policia são a carreira mais injustiçada e desrespeitada no Estado de Minas Gerais. Quando não fazem o serviço do Delegado de Policia (Oitivas e demais atos) estão a fazer serviço de investigador (operação, condução de presos,etc) e ainda em não poucos lugareres tem até que realizar pericias. Além disso tudo, tem que cuidar do cartório que elucida praticamente 99,9999% de todos os crimes.Atire a primeira pedra quem não concordar, mas é fato comum e só não ve quem não quer. Isso tudo, sob o pressão e assédio moral. Se nem a propria Chefia da Policia Civil respeita seus servidores, vão esperar do Estado????? Não vejo também vontade legislativa e nem do executivo em melhorar tal situação, inclusive o proprio chefe da Policia Civil não demonstra qualquer respeito por esses servidores (escrivães) que no seu mais intimo sabe que SÂO ELES é que carregam esta Policia Civil nas costas;

Anônimo disse...

Meus sinceros respeitos caro deputado, até que enfim alguém comentou uma grande verdade. Eu fui policial militar hoje sou investigador na década de 80 quando entrei na PM um detetive realmente recebia em início de carreira o equivalente a um 3°sargento da PM. Mas hoje igualou a um soldado o que ocorre é que não temos quem nos represente por isso estamos a mingua e sucateados. Meu filho ingressou na PM eu faço gosto pois além da oportunidade de progredir na carreira que é infinitamente mais fácil do que pra nós a PM sem dúvida tem representantes e é atendida pelo governo. parabéns pela coragem , que os nossos chefes não tem.

Anônimo disse...

Meus sinceros respeitos caro deputado, até que enfim alguém comentou uma grande verdade. Eu fui policial militar hoje sou investigador na década de 80 quando entrei na PM um detetive realmente recebia em início de carreira o equivalente a um 3°sargento da PM. Mas hoje igualou a um soldado o que ocorre é que não temos quem nos represente por isso estamos a mingua e sucateados. Meu filho ingressou na PM eu faço gosto pois além da oportunidade de progredir na carreira que é infinitamente mais fácil do que pra nós a PM sem dúvida tem representantes e é atendida pelo governo. parabéns pela coragem , que os nossos chefes não tem.

Anônimo disse...

Concordo com praticamente tudo o que foi dito. Só uma coisa não entendo... Qual é o demérito de um investigador ter uma remuneração equivalente à de um soldado. Os dois cargos são equivalentes nas duas instituições, com requisitos de admissão semelhantes. O militar, para chegar a Sargento deve ingressar como Soldado e depois, após ser aprovado em um concurso interno que está cada vez mais concorrido, tem que fazer um segundo curso na corporação. Penso que a remuneração inicial do investigador e do Soldado devem ser iguais sim, assim como o inicial de um delegado deveria ser equivalente ao de um segundo tenente e de um delegado geral ao de um coronel. As duas instituições atuam com a mesma finalidade, segurança pública, os profissionais das duas colocam suas vidas em risco para salvar vidas, as duas instituições precisam de "parceiros" para conseguir continuar a funcionar, o que muda é apenas o âmbito de atuação. Vejamos o CPP, onde consta que a AUTORIDADE POLICIAL deverá isolar o local do crime. Quem faz isso na grande maioria das vezes? O PM. Então acho razoável que as duas carreiras sejam semelhantes. O QUE NOS LEVA À CONCLUSÃO DE QUE AS DUAS DEVEM MELHORAR, O PISO E O TETO DA POLÍCIA CIVIL E DA MILITAR DEVEM SER IDÊNTICOS, MAS AMBOS DEVERIAM SER ELEVADOS PARA SEREM COERENTES COM O SERVIÇO QUE ESTAR INSTITUIÇÕES DEVEM PRESTAR À SOCIEDADE E O RISCO QUE SEUS SERVIDORES CORREM NO COTIDIANO PROFISSIONAL. Fica a reflexão, PC não é melhor que PM nem vice versa. PC não deveria tentar rebaixar PM e nem PM deveria se sentir menor que PC. Todos estão enfrentando os mesmos problemas.

Anônimo disse...

Com todo respeito Sr Deputado, ouso discorda de V. Exª no tocante ao fato de um detetive da PC/MG, no ano de 1998, ter salário igual a um 3º Sgt PM, sem qq adm. Este fato aconteceu por pouco tempo e depois foi prontamente corrigido. Pois, não se admite um simples detetive, que naquela época fazia um pequeno curso de 03 meses de duração, continuar a ganhar mais de que um simples soldado (graduação que V. Exª omitiu em seu comentário), da gloriosa e bicentenária, início de carreira, que fazia um CFSD/CTSP de 01 ano ou 1,5 ano de duração, respectivamente, com a exigência do mesmo grau de escolaridade. Ref. disparidade foi um grave erro, naquele momento, tanto que foi prontamente corrigido. Ora, para início de carreira em ambas as instituições, com o mesmo grau de escolaridade exigido, salário igual. Diferente disso não teria sentido algum. Se diferente disso poderia causar um grave descontentamento dos integrantes da gloriosa e bicentenária, fato que, naquela ocasião, começou a se ensaiar. Por tal razão foi corrigido. Forte abraço Sr Deputado. Cidadão que sempre votou no senhor e continuará a votar.

Anônimo disse...

Com todo respeito Sr Deputado, ouso discorda de V. Exª no tocante ao fato de um detetive da PC/MG, no ano de 1998, ter salário igual a um 3º Sgt PM, sem qq adm. Este fato aconteceu por pouco tempo e depois foi prontamente corrigido. Pois, não se admite um simples detetive, que naquela época fazia um pequeno curso de 03 meses de duração, continuar a ganhar mais de que um simples soldado (graduação que V. Exª omitiu em seu comentário), da gloriosa e bicentenária, início de carreira, que fazia um CFSD/CTSP de 01 ano ou 1,5 ano de duração, respectivamente, com a exigência do mesmo grau de escolaridade. Ref. disparidade foi um grave erro, naquele momento, tanto que foi prontamente corrigido. Ora, para início de carreira em ambas as instituições, com o mesmo grau de escolaridade exigido, salário igual. Diferente disso não teria sentido algum. Se diferente disso poderia causar um grave descontentamento dos integrantes da gloriosa e bicentenária, fato que, naquela ocasião, começou a se ensaiar. Por tal razão foi corrigido. Forte abraço Sr Deputado. Cidadão que sempre votou no senhor e continuará a votar.

Anônimo disse...

A nobreza de propósitos, a coerência e a atuação honrosa desse parlamentar me causam admiração. É orgulho não só para a PM, mas para todos os integrantes do sistema de segurança pública de Minas.

cidadao mineiro disse...

Parabéns Deputado pela coragem de dizer a verdade!!! Continue assim!!!

Anônimo disse...

Nosso problema é esse, pensar isolado. Tao querendo mudar nossa aposentadoria, para 35 anos, isso meu amigo vai atingir PM e PC e voces continuam brigado por nada. Para de olhar o que a PM tem e olhe para o que a PF tem.

Anônimo disse...

PARABÉNS POR ESTA POSTAGEM! DISSE TUDO!!! CONTINUE DEFENDENDO AS FORÇAS POLICIAIS DE NOSSO ESTADO!

Anônimo disse...

PARABÉNS POR ESTA PUBLICAÇÃO. PASSEI A ADMIRÁ-LO APÓS ISSO!

Unknown disse...

Disse tudo nobre deputado. Infelizmente.

Unknown disse...

Infelizmente disse tudo nobre deputado.

Anônimo disse...

Devemos parar com esta disputa entre duas instituiçoes que trabalham pelo mesmo objetivo. como o irmao disse acima tao querendo alterar nosso tempo cde serviço e ninguem fala nada. o salario tem que ser bom pra todos., tem que melhorar geral. essa discução boba de "eu sou melhor" nao ajuda em nada , ou melhor o gov. porq. tera duas forças combatendo entre si ao em ves de serem unidas. para o dep. reveja seus conceitos e comentarios.

Anônimo disse...

O que um soldado faz mais que um detetive? tudo, ou quase tudo. soldado vai pra guerra, e não para o serviço; soldado rola com pilantra na rua, toma porrada, se defende, isso quando a defesa não é interpretada como abuso de autoridade; soldado tem orgulho do que faz, as vezes nem faz pelo dinheiro, pois o salario é baixo mas ele continua no combate. quer um exemplo claro, a PM do Rio de Janeiro, com seu salario de fome jamais foge a luta. agora, a PC, não desmerecendo a classe, tem que ganhar menos que um soldado; pois soldado é soldado.

Logan disse...

Soldado é soldado é essa a justificativa para um PC ganhar menos que um soldado?
Não sei de qual estado vc é amigo mais na maioria deles, para ser Policial Civil tem que ter 3º grau será pq?
E na maioria dos Estado a PM é 2º grau, então não desmerecendo a classe PM, pois ja fui, mais defedendo a Pc das barbaridades as quais vc disse, soldado é a ponta da lança ou seja ta lá pq é pq quer, se não esta satisfeito estude e vire sargento ou oficial ou outros concursos dos quais vc não precisara ser bicho e ficar "rolando no chão " AFF nunca vi tanta besteira em um comentário!

Parabéns senhor Deputado, realmente precisamos de ajuda, pq a PCMG ja afundou faz tempo, o que resta é a vaidade e ego de muitos!!!

Agora quanto aos comentários dos "escravões" vocês realizam o trabalho de Delegados e Investigadores pq querem ou vcs quando entraram na Polícia não leram suas atribuições?
O problema que muitos escrivões a troco de um pequeno beneficio ( esmola ) acabam por fazerem o serviço de outros servidores, então o fazem calados ou param de fazer!!

Anônimo disse...

Disse tudo ..
Seria mto interessante o Sr. visitar Uberlandia.
As paredes estão desabando, literalmente. O MP está ferrando delegados e escrivães com IP antigos e parados.
Está um estresse a flor da pele. Mta gente afastando por doenças psiquiátricas. Viaturas mto velhas. Com mais de 10 anos de uso. Computadores antigos que mal suportam windows XP. Delegacias com 1 delegado, 2 escrivães e 3 investigadores ou menos para uma AISP de mais de 100 mil habitantes. Tiramos de 2 a 3 plantões por mes além de ter q dar conta do horário de expediente.
E insuportável.
A relação com a PM é mto boa aqui. Eles entendem mto nossa situação e nos dão mto auxilio.
Obg pelo apoio.

Anônimo disse...

Um investigador deve sim receber mais que um soldado, visto que na polícia civil mudar de nível é infinitamente mais difícil. Além de que tem muito tenente, coronel e major que nem formação superior tem, fato que mudou há pouco tempo. O número de policiais civis é bem mais reduzido. O serviço do escrivão não tem nem comparação com o de investigador e o do soldado, devido a responsabilidade que desempenha. O triste é que o mesmo, o que carregada a Delegacia nas costas é o mais desvalorizado, esse sim deveria receber mais.

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o Cabo Julio pelas palavras ditas. Em cada linha está demonstrada a mais pura realidade que a Polícia Civil vem passando.
Eu sou Policial Civil a 07 (sete) anos, e nunca pensei que ficaria tão desanimado com a instituição como já estou. Em conversa com meus colegas de trabalho, posso afirmar que 98% ou mais dos policiais civis, estão insatisfeitos com a Polícia Civil, e isso se deve ao descaso como somos tratados, tanto pela chefia antiga, os chamados "conservadores" como pelo Governo que parece não conhecer NADA sobre segurança pública, muito menos sabe das necessidades que a Polícia Civil enfrenta.
O pior de tudo é ver que de uma forma inteligente, o governo faz propagandas mostrando para a sociedade que a Segurança Pública vai bem, iludindo o cidadão que é quem mais sofre com a deficiência da Polícia Civil.

Sergio disse...

Boa Noite!
Sempre tive admiração pela carreira policial e desejei fazer parte desta profissão.
Agora com curso superior concluído, estou em busca de concursos.
Está em aberto o concurso para Investigador de Policia Civil e estou pesquisando bastante sobre a instituição e os assuntos inerentes a ela. Claro que a vocação e a vontade de ingressar na carreira policial e importante, porém devemos levar em conta o quanto vamos receber para saldar nossas contas no fim do mês.
O Salario que esta no edital é de R$ 2.766,94. Por favor, gostaria que alguem me esclarece-se se há expectativa real de aumento em um futuro próximo pois este salário está difícil de encarar, mesmo com os tempos difíceis de agora. O reajuste salarial concendido em 2011 pelo governo, e que ainda está em fase de aplicação está sendo concedido para a Policia Civil? Pois se sim, acredito que haverá uma pequena melhora ate abril de 2015, quando acontece o último reajuste. Alguém poderia fazer as contas pra eu ver se vai 'valer a pena'? Obrigado aos nobres e, quem sabe, futuros colegas!

Anônimo disse...

Caro Deputado, parabéns pelo comentário que foi pautado na mais pura verdade. Vejo que alguns colegas da PM questionaram sobre o Investigador ganhar igual a Sargento, não vejo nada demais nisso, até porque são carreiras distintas,e a de Investigador é bem mais curta, enquanto a do Sd é longa, vai de Sd a Cel. com possibilidades de concursos internos o que não há na pc, então pela natureza do cargo e pela carreira ser com menores niveis na carreira deve mesmo ter reconhecida a igualdade salarial com sargentos.

Anônimo disse...

Olá a todos, estou querendo muito entrar nesta instituição pela atribuição do cargo, que é apaixonante, mas como o colega anteriormente questionou sobre o salário, eu tbm quero entender como um Pm e Agente penitenciário, não desmerecendo pois tbm sou Ag. penitenciário do GO, ganham mais, pois a graduação para ingresso não é superior!!já a civil é superior!! eu até agora não aceitei o divulgado no edital!esta certo!! se compararmos com outros estados vemos que, a graduação é um requisito de aumento salarial. Exemplo: Agente penitenciário do DF antes quando era técnico penit. e nível médio R$ 1500,00 hj nível superior vai para mais oo menos R$ 10.000,00 ta vendo, quem tiver insatisfeito estude!!!

Anônimo disse...

Sr Logan, assim como o soldado insatisfeito pode estudar, o investigador também pode e sair da profissão, os livros são os mesmos.

Pessoas que para se justificarem, atacam os outros, afundam a corporação ....

Anônimo disse...

Pessoal,

O reajuste é real sim! Para os agentes penitenciários os ajustes já estão acontecendo..e com a civil não é diferente!
Até abril de 2015 o vencimento será de 4098,00, então vale a pena arriscar!
Boa sorte a todos!

Anônimo disse...

É uma aberração o que ocorre em MG, no que concerne a remuneração das carreiras PM e PC, pois os militares ficam sempre tentando em seus comentários; justificar a paridade salarial praticada pelo estado na segurança publica. Ocorre que é vedado constitucionalmente a prática em questão na aplicação da base remuneratória no serviço publico.por fim; sinceramente na minha opinião, deveriam valorizar as duas corporações mas principalmente desvincular salários pois apesar de atuarem na segurança publica do estado; as funções são distintas e cada qual com suas especificidades.

Anônimo disse...

A PC de MG oferece convenio de saúde aos servidores?

santos disse...

Parabéns ao texto do Cabo Júlio, é isso mesmo que acontece o governo esqueceu que a PC faz parte da engrenagem da segurança pública do Estado, claro que se deve investir na PM e em seus militares, mas a segurança é uma balança e deve ser equilibrada o investimento na PC e em seus homens tbém é essencial,e a sociedade paga pois não vê os crimes serem apurados, não tem um tratamento adequado quando procuram uma delegacia, pois estas estão caindo aos pedaços e não tem prosseguimento em suas queixas pois não há policiais, isso sem falar na desmotivação destes policiais devido a falta de tudo. Isso é uma vergonha e precisa mudar.

Anônimo disse...

vossa excelência além de ser preconceituoso é um equivocado.

Anônimo disse...

Obrigado Deputado Cabo Júlio. PM e PC merecem respeito. A PMMG recebeu tratamento diferenciado nos últimos dezesseis anos. Não temos o mínimo suporte para trabalhar em todos os aspectos: "PC". Acredito que somente com uma carreira única, Policia Estadual (sem militarismo), Ingressaria como Soldado de polícia. Quem deseja ser Investigador, Escrivão, Perito, Médico Legista, Delegado. Cinco anos de Polícia e concurso de nível superior com prova objetiva e específica. Por tempo estritamente policial ou por desempenho: Cabo de Polícia, Sargento de Polícia, Tenente de Policia e Capitão de polícia, ou seja. Não haveria ingresso como oficial PM ou Delegado de Polícia. não haveria Major, Tenente Coronel e Coronel, obviamente respeitado em todos casos o Direito Adquirido.

Unknown disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Vai me dizer agora que um investigador tem que ganhar mais que um soldado ? tá de brincadeira ! a polícia civil não faz nada se comparamos com o serviço da PM. Os PCs quando recebe uma ocorrência, recebe com falta de companheirismo e "preguiça", o serviço de investigação em cidades pequenas fica todo a cargo da polícia militar. Para dizer a verdade, na minha opinião, um soldado teria que ganhar muito mais que um investigador, mais que um perito, pois esse serviço é moleza se compararmos com a PM.

Anônimo disse...

OI GENTE BOM,TRABALHEI NA GLORIOSA PMMG POR 29 ANOS, E QUANDO INGRESSEI NA CARREIRA MILITAR,SABIA QUE NUNCA SERIA UMA CARREIRA QUE ME PROVERIA DE GANHOS ASTRONOMICOS
MAS NO ENTANTO ESTAVA NO SANGUE.ME LEMBRO QUE OS DETETIVES DA POLÍCIA CIVIL GANHAVAM MUITO MAIS QUE NÓS PRAÇAS NA PMMG, E MUITAS VEZES NÃO NOS CONSIDERVAM POLICIAIS,FATO QUE NÃO ENTENDO POIS PARA O INGRESSO EM AMBAS CORPORAÇÕES O NÍVEL DE ESCOLARIDADE ERA O MESMO, PORQUE UM DETETIVE
EM INÍCIO DE CARREIRA TER SOLDO IGUAL A UM SARGENTO, SENDO QUE TREINAMENTO PROFISSIONAL É INFERIOR E ESCOLARIDADE IGUAL? .HOJE DEVIDO A BOM PLANEJAMENTO,ESTAMOS COM SOLDO RAZOÁVEL,MAS AINDA NÃO JUSTO PELA FUNÇÃO QUE EXERCEMOS.COMO SE DIZ POR AQUI, NO INTERIOR,PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO.

Unknown disse...

A Polícia Cívil de Minas tá sucateada sim, e a situação dos Escrivães é a pior de todas, vem carregando pcmg nas costas há décadas, sem que autoridade ou político algum ajude a modernizar o IP.ja não estamos aguentando, internamente é stress puro e a própria pc parece abafar a situação.

Unknown disse...

O que ninguém pode questionar é que o serviço de investigação é muito mais complexos que lavrar um bopm, Depois que pm lavra quando muito uma lauda e entrega pra pc, a investigação desenrola uma série de atos formais e de campo.Com todo respeito, até porque estamos numa democracia, soldado não deveria nunca ser remunerado como um investigador e outra não temos nenhum concurso interno, o que deixa a PC em total desvantagem no decorrer da carreira.

Unknown disse...

A Polícia Cívil de Minas tá sucateada sim, e a situação dos Escrivães é a pior de todas, vem carregando pcmg nas costas há décadas, sem que autoridade ou político algum ajude a modernizar o IP.ja não estamos aguentando, internamente é stress puro e a própria pc parece abafar a situação.

Tim disse...

Sem separatismo, nao prego isto, mas falar que escrivão é que elucida? Que ele faz o serviço dele e do delegado concordo.. Mas investigar e elucidar? Pasmem ne?
Como disse nao prego separaçao, este momento é de união pois semnela nada se consegue... Mas fica dificil ler um comentario destes.
Quanto ao quesito salarial que alguns abaixo nao concordam que um detetive nao devia ter recebido o mesmo que um sargento inicialmente, vale ressaltar que na PC nao eh carreira única e o cargo que se equivalia ao de soldado era o de carcereiro. O governo simplesmente valorizou o cargo de soldado e o de detetive foi desvalorizado na questão salarial.. E isto ocorreu no final dos anos 80 e inicio dos anos 90 e nao em 98.

Unknown disse...

Parabéns falou quase tudo...besteira pensar q queremos somente salários mais altos...plano de saúde descente, moradia, estrutura condições dignas de trabalho...buscamos sim... é equiparação salarial com a carreira de peritos...q essa sim é exigido o nível de ensino superior...para ingresso...como o belíssimo texto relatado pelo nobre colega...ta havendo uma inversão...carreiras que exigem nível superiores...colegas visionários estão indo...ao ex dado PRF...não que eles faça mais ou menos...q um delegado...mais se é nível superior teríamos que receber a mais que um nível médio... é questão de raciocínio lógico...mas é complicado falar...falar...fica a uma impressão de nossos bravos colegas PM que queremos ser superiores...não meu amigo...queremos ter nosso curso superiores reconhecido pelo governo indigno de análise justa e sinceras...há muito o q falar...mas prefiro ficar por aqui mesmo...reflitam se colocando na pele do outro... abraços fraternos!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela coragem de dizer a verdade Deputado. As palavras de Vossa Excelência retratam que o Sr. não é um congressista underwood de house of cards, ou um Lanister de Games of Thrones. Há políticos que para agradar gregos e troianos se tornam inescrupulosos falando somente o que lhes concede votos. A situação da Polícia Civil é caótica. Caótica não somente nos interiores das Delegacias, mas também nas famílias desses profissionais. Não somente viaturas em péssimo estado de conservação e ultrapassadas, mais do que isso, inexistência de assistência médica e odontológica,armas e equipamentos de informática obsoletos e ultrapassados. o IPSEMG é um B..... Um Investigador e Escrivão em final de carreira tem isonomia com um primeiro sargento, não há equiparação nem com a carreira dos praças da Polícia Militar. Não há possibilidade de ascenção para estes além da carreira equivalente a de um sargento da Polícia Militar. Por mais que se estude, por mais que se invista em estudos, graduações, qualificações. Os Delegados recebem parcos vencimentos mensais. As delegacia são ambientes insalubres, fétidos. A suposta isonomia é uma balela, a PMMG está há anos luz de distância da PCMG. compará-las é capitulação vergonhosa que toca as raias da covardia. Parafraseando V.Exa o último que sair apague a luz...